Grupo de companheiros do Clube à frente do painel com os brasões das unidades subordinadas ao Comando da Tropa de Reforço. Foto: |
Extremamente marcante e significativa foi a visita feita à Tropa de Reforço dos Fuzileiros Navais. O motivo da visita foi a homenagem que o Rotary Icaraí iria prestar à Marinha do Brasil pelo Dia do Marinheiro, que ocorreu no dia 13 de dezembro passado.
A unidade da Marinha fica situada na Ilha das Flores, local de grande importância histórica, principalmente por ocasião do movimento imigratório do final do século 19 e início do século 20. Ali se localizava a hospedaria, em que numerosas famílias de imigrantes dos mais variados países foram acolhidas antes de se dirigirem aos seus respectivos destinos no Brasil.
Os alojamentos funcionaram como presídio por um certo período, sendo este posteriormente desativado. Passou, então, às mãos da Marinha do Brasil que instalou ali a Tropa de Reforço dos Fuzileiros Navais.
O Comandante, Contra-Almirante Washington Gomes da Luz Filho, recepcionou e conduziu pessoalmente o grupo de companheiros do Rotary Icaraí pelas instalações na Ilha.
Numa van disponibilizada pelo Comando, os associados visitaram um pátio, onde estavam expostos viaturas diversas e equipamentos utilizados nas atividades militares e assistiram a uma exibição de cães adestrados. Em seguida, conheceram o conjunto de prédios históricos: a minúscula capela e os antigos alojamentos dos imigrantes.
Dando continuidade à programação, foi realizado um passeio de barco pelas ilhas próximas que fazem parte do conjunto.
A visita culminou com um almoço de confraternização especialmente oferecido aos associados do Rotary Icaraí, com a presença de diversos oficiais da Tropa de Reforço, proporcionando um alegre companheirismo. Nessa oportunidade, após uma breve saudação pelo companheiro Roberto Carlos, a presidente Maria Reis entregou ao Comandante um Diploma de Honra ao Mérito, em homenagem ao Marinheiro e como agradecimento pela acolhida tão calorosa.
