(Tradução livre)
O conselho diretor do RI tomou uma decisão importante sobre o Intercâmbio de Jovens do Rotary em 2020-21, depois de avaliar uma análise de risco completa e considerar cuidadosamente as condições do COVID-19 em todo o mundo.
Embora o COVID-19 ainda cause incertezas em todo o mundo, principalmente por causa do risco de infecção, alteração das restrições internacionais de viagens e atrasos e fechamento de escolas, algumas regiões poderão receber intercâmbios com segurança ainda neste ano rotário. Onde os distritos decidirem que é seguro, os intercâmbios de curta duração podem ser retomados em outubro de 2020 e os intercâmbios de longa duração podem ser retomados em janeiro de 2021, desde que os distritos implementem requisitos específicos de segurança descritos na decisão do conselho diretor do RI em abril. (Ver aqui.)
Após analisar os requisitos, cabe aos distritos determinar se eles podem prosseguir com os programas do Intercâmbio de Jovens do Rotary, de acordo com as novas diretrizes de segurança. Se o seu distrito estiver preocupado, a melhor opção pode ser suspender o programa temporariamente e considerar outras maneiras de envolver os jovens este ano, como facilitar intercâmbios virtuais ou envolver os alunos com o Interact ou o RYLA. Se o seu distrito estiver considerando avançar no programa, será importante considerar os riscos, criar um plano abrangente de gerenciamento de crises e ter voluntários que possam dedicar mais tempo à comunicação com estudantes e famílias, monitorar recomendações das autoridades de saúde e agir rapidamente se a situação mudar.
(Fonte: Rotary Youth Exchange News, julho 2020)
*****
Rotary e o impacto do coronavírus sobre o programa de intercâmbio de jovens
Os Intercâmbios de Jovens do Rotary ainda estão acontecendo?
Contate seus distritos parceiros para confirmar precauções específicas que os estudantes hospedados devem tomar com relação à covid-19. Todos os distritos, como também os jovens e seus pais ou responsáveis, devem seguir as diretrizes de viagens e instruções emitidas por sua embaixada ou consulado, agências internacionais, como a Organização Mundial da Saúde, e autoridades locais de saúde.
E se meu distrito tiver planejado receber um intercambista?
Os distritos devem considerar encerrar os intercâmbios e enviar os estudantes de volta aos seus países de origem, caso possível e seguro.
Dependendo da situação, o regresso de um estudante ao seu país pode representar um risco maior. Analise como as condições ou requisitos de viagens internacionais (monitoramento médico, pré-autorizações, etc.), procedimentos de quarentena ou situação no país de origem do estudante podem impactar a decisão de encerrar o intercâmbio. No entanto, mesmo esses fatores devem ser considerados em comparação à possibilidade de futuras restrições de viagens ou uma mudança da situação local que poderá exigir o retorno imediato do estudante.
Os distritos devem se comunicar regularmente com os pais ou guardiões legais dos estudantes e consultar embaixadas, consulados e agências de saúde pública locais para tomar decisões que minimizem os riscos e prezem pela segurança do participante. Independentemente disso, os pais ou guardiões legais do estudante poderão optar por interromper o intercâmbio a qualquer momento.
Determine também se viagens ou atividades planejadas para os estudantes poderão expô-los a um risco maior ou impedir seu regresso para casa, e cancele ou adie todas as viagens não essenciais.
(Fonte: Rotary International)
![]()