Em 2019, na semana entre os dias 20 e 28 de julho, foi celebrada a Semana Mundial de Combate à Hepatite. Os Rotary Clubs da cidade de Niterói também participaram e realizaram milhares de testagens em vários pontos da cidade.
Neste ano, nosso Clube decidiu trazer aquela experiência à reunião realizada no dia 29 de julho, data próxima ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais (28). A palestrante convidada, Katia de Almeida Ennes, havia sido Embaixadora da Campanha Hepatite Zero pelo nosso Distrito rotário, o 4751. A seu convite, Humberto Silva, fundador e presidente da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, trouxe à nossa reunião novos números sobre a epidemia, além de vídeos de campanhas realizadas tanto no Brasil, como em outros países.
Katia Ennes falou que a gravidade da doença é pouco conhecida pela população, apesar de ser fatal, caso não seja diagnosticada a tempo, pois não apresenta sintomas. Somente por meio de amplas campanhas de conscientização e de testagens é possível detectar pessoas contaminadas, que poderão se tratar e curar.
No decorrer da reunião também foi recomendado que se tornasse obrigatória a inclusão dos testes de hepatite nos exames de sangue rotineiros.
Assista ao vídeo da reunião:
![]()