Por Chico Schlabitz, Rotary Club de Brasília-5 de Dezembro, Governador 2002-2003, Distrito 4530, em 12 de outubro de 2020 –
Será que o Rotary está servindo às comunidades com o desenvolvimento de lideranças e a elas entregando?
Esta é uma pergunta que deve ser feita em um momento como este em que estamos passando. E o que o Rotary tem a ver com liderança?
Durante a década de 1940, o Mundo viu momentos incríveis, quando milhões e milhões de pessoas foram mortas por conta de uma guerra que assolou o Planeta Terra. Nesse período os rotarianos tiveram um papel fundamental e nos momentos decisivos de discussão da criação da Organização das Nações Unidas, onze rotarianos tiveram acento na plenária das discussões. Atualmente, o Rotary é a única Organização Não Governamental a ter espaço, especificamente no Conselho Econômico e Social do organismo. O texto Rotary e a criação da Organização das Nações Unidas enriquece as nossas cabeças com um pouco da história daquele momento.
Buscando responder a pergunta formulada, é importante olhar o Manual de Procedimento de 2019, que é constituído pelo conteúdo
. Princípios do Rotary
. Plano Estratégico do Rotary
. Estatutos do Rotary International
. Regimento Interno do Rotary International
. Estatutos Prescritos para o Rotary Club
. Regimento Interno Recomendado para o Rotary Club
. Regimento Interno da Fundação Rotária do Rotary International
para ser percebida a presença do “radical” lider em 24 oportunidades.

Para materializar a afirmação, é interessante a leitura de alguns trechos, quando é possível ser encontrado o radical lider.
Todo Rotary Club e integrado por líderes empresariais, profissionais e comunitários que, tendo aceito a filosofia rotaria de servir, procuram:
. primeiramente, estudar coletivamente a teoria de servir como a verdadeira base do sucesso e felicidade nas esferas pessoal e profissional;
. em segundo lugar, demonstrar coletivamente essa teoria a si próprios e as suas comunidades;
. em terceiro lugar, aplicar essa teoria, como indivíduos, a sua vida pública e privada; e
. em quarto lugar, estimular, individual e coletivamente, por meio de preceitos e exemplos concretos, a sua aceitação tanto na teoria como na pratica por todos, rotarianos e não rotarianos
Este texto é parte da DECLARAÇÃO DE 1923 SOBRE SERVIÇOS À COMUNIDADE (Código Normativo do Rotary 8.040.1.).
Já este parágrafo faz parte do elenco que descreve as cinco Avenidas de Serviços (Estatutos Prescritos RC 6).
Serviços a Juventude — A quinta Avenida de Serviços reconhece a mudança positiva trazida pelos jovens através do incentivo a atividades para desenvolvimento de qualidades de líder, engajamento comunitário, prestação internacional de serviços e intercâmbios que enriqueçam e promovam a paz e compreensão mundial.
E no Código Normativo do Rotary na sua seção 26.010.1 é encontra a Missão do Rotary, na qual consta a palavra líderes.
MISSÃO DO ROTARY INTERNATIONAL
A Missão do Rotary International e servir ao próximo, difundir a integridade e promover boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários.
E finalmente, entretanto não esgotando as menções, o texto que traz o Plano Estratégico menciona a palavra liderança em dois espaços, um quando da DECLARAÇÃO DA VISÃO DO ROTARY e outro quando da definição AUMENTAR O ENGAJAMENTO DE TODOS OS PARTICIPANTES

DECLARAÇÃO DA VISÃO DO ROTARY
Juntos, vemos um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo.
Desde sua fundação, em 1905, o Rotary oferece uma experiência centrada em oportunidades de fazer conexões pessoais e profissionais e de prestar serviços humanitários. Nossa habilidade de fornecer tal experiência a clubes em todo o mundo e um testemunho da forca da nossa organização.
Agora que estamos prestes a eliminar a pólio, podemos pensar no nosso próximo grande desafio. Este e o momento certo de avançarmos em direção a uma nova visão que una mais pessoas, aumente nosso impacto e crie mudanças duradouras mundialmente.
O mundo de hoje não é o mesmo de 1905. A demografia e diferente, as mudanças ocorrem mais rapidamente e a tecnologia criou novas oportunidades para conexões e serviços humanitários. O que não mudou e a necessidade de mantermos os valores que definem o Rotary: companheirismo, integridade, diversidade, serviços humanitários e liderança. Ao honrarmos nosso passado e estarmos abertos para o futuro, podemos manter o Rotary relevante e garantir que continue prosperando.
Para alcançar a visão do Rotary International e da Fundação Rotaria, nos estabelecemos quatro prioridades que orientarão nosso trabalho durante os próximos cinco anos.
AUMENTAR O ENGAJAMENTO DE TODOS OS PARTICIPANTES
Reconhecendo os desafios que nossos clubes enfrentam em um mundo em constante mutação, o Rotary apoiara seus esforços para fornecer uma experiência que engaje e retenha os associados. Quando ajudamos os clubes a se concentrarem na experiência e valor que oferecem aos associados, damos aos rotarianos e outros participantes a oportunidade de servirem juntos, conectarem-se uns com os outros e desfrutarem de uma experiência mais satisfatória no Rotary.
Objetivos:
Apoiar os clubes para que engajem mais seus associados
Criar uma abordagem centrada no participante para agregar mais valor
Oferecer novas oportunidades para conexões pessoais e profissionais
Fornecer treinamentos para desenvolvimento de habilidades de liderança e outros talentos.
E ao fim deste pequeno texto, fique com a pergunta novamente:
Será que o Rotary está servindo às comunidades com o desenvolvimento de lideranças e a elas entregando?
E por que essa pergunta é importante? Essa indagação vem quando a imprensa em manchete expõe a seguinte frase:
“O mundo não está acostumado a esse vácuo de liderança”, por Bill Gates, co-fundador da Microsoft.
Bill Gates foi entrevistado durante o Festival Verde Bloomberg pelo jornalista Erik Schatzker da Bloomberg Businessweek, com publicação no dia 9/out/2020.
![]()