Mensagem da presidente –
Queridos Amigos e Companheiros,
“Acho urgentemente apropriado passarmos a aceitar doações com o propósito de fazer o bem no mundo.” – Arch Klumph.
Com essas palavras o então presidente do Rotary propôs a criação de um fundo de dotação, no seu discurso dirigido aos rotarianos presentes à Convenção de Atlanta, nos EUA, em junho de 1917. A contribuição inicial ao fundo veio do Rotary Club de Kansas City, no valor de USD$ 26,50.
A história da Fundação Rotária, a partir da ideia lançada naquele ano, é contada numa linha do tempo disponível na internet, por meio de fotos e documentos do vasto acervo do Rotary*.
Podemos verificar que, inicialmente, o fundo foi administrado pelo próprio Klumph até o ano de 1935, período que poderíamos definir como de consolidação. Mas é a partir do ano do falecimento de Paul Harris, em 1947, que as contribuições aumentaram consideravelmente, chegando a USD$ 1,3 milhão doados em memória do fundador do Rotary.
Cerca de dez anos depois, seria iniciado o programa de reconhecimentos com o título de “Companheiro Paul Harris” outorgado àqueles que contribuíssem para a Fundação. Em 1965, foram lançados os primeiros programas estruturados: os Subsídios Equivalentes, para financiar projetos de clubes e distritos, e também o Intercâmbio de Grupos de Estudos.
Com a bem-sucedida campanha de vacinação contra a paralisia infantil, realizada pelo Rotary nas Filipinas, em 1979, e a criação da vacina oral antipólio por Sabin, em 1980, foi estabelecido o programa Pólio Plus no ano de 1985, que se transformou no “carro-chefe” do Rotary e da Fundação Rotária.
Atualmente os subsídios da Fundação Rotária, obtidos pelas generosas doações de rotarianos e não-rotarianos de todo o mundo, financiam projetos humanitários e educacionais, segundo as seis áreas de enfoque, quais sejam: paz e resolução de conflitos, prevenção e tratamento de doenças, água e saneamento, saúde materno-infantil, educação básica e alfabetização, desenvolvimento econômico e comunitário. A partir do ano que vem, será incluída a sétima área: apoio ao meio ambiente.
E, a partir de 2016, a expressão “Fazer o bem no mundo”, utilizada por Klumph em seu pronunciamento, passou a ser o lema oficial da Fundação Rotária.
Um afetuoso abraço e as mais cordiais
Saudações Rotárias,
Brigitta Grundig Monteiro, presidente 2020-21
- Leia mais sobre a História da Fundação Rotária.
![]()