No domingo, dia 6 de dezembro, deixou-nos o Companheiro GD Olney Ourives. Associado do e-Club 4750 Sul, depois de pertencer por longo período ao Rotary Club de Itaboraí, RJ, o Companheiro Olney (na foto, ao centro) era médico pediatra, farmacêutico e bioquímico e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Era casado com Deize Pécora Ourives e deixa três filhos, Marcelo, Bruno e Lara e vários netos.
Associou-se ao Rotary Club de Itaboraí em 1988, onde ocupou variados cargos, exercendo a presidência do clube em 1993-94 e 1998-99. No antigo Distrito 4750 ocupou vários cargos nas diversas equipes de governadoria, vindo a ser governador em 2002-03.
Em julho de 2019, o GD Olney esteve no nosso clube, recebendo o merecido reconhecimento por seus excelentes serviços prestados ao Rotary (ao centro na foto).
Biografia resumida
Olney Ourives nasceu em Campo Grande, MS, em 17 de novembro de 1938.
Sua formação acadêmica diversificou-se em três cursos universitários: farmácia, bioquímica e medicina, todos concluídos na UFF, em 1996, 1967 e 1974, respectivamente. Possuía qualificação na especialidade de pediatria e neonatologia; era membro da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Na sua juventude foi praticante de futebol, vôlei e basquete no Esporte Clube Social e pelo Exército em sua cidade natal, onde trabalhou desde os 15 anos de idade, inicialmente como balconista no estabelecimento comercial de seu pai. Logo depois aprendeu a profissão de ourives e relojoeiro. Posteriormente foi vendedor de livros e bancário durante três anos, até seu ingresso no Exército.
Ao ser promovido a sargento, para poder continuar seus estudos, veio morar na cidade do Rio de Janeiro e, após seu ingresso na universidade, em Niterói, RJ. Antes de seu pedido de exoneração das Forças Armadas, após concluir o curso de medicina, recebeu a Medalha e Passador de Prata, concedido pelo então Ministério do Exército, em julho de 1978, como reconhecimento dos bons serviços militares prestados durante mais de vinte anos.
Na comunidade, participou como presidente da Associação de Moradores de Papucaia, distrito de Cachoeiras de Macacu, RJ; foi fundador e primeiro presidente da Associação Médica de Itaboraí, RJ; membro do Conselho Curador da FEITA, Faculdade Educacional de Itaboraí (1989-1993) e do Conselho Consultivo da SACI, Sociedade de Amigos da Cultura de Itaboraí; associado do Rotary Club de Itaboraí, a partir de 1988, onde ocupou os cargos de presidente, em dois períodos rotários, além de protocolo, secretário, tesoureiro e presidente das avenidas de serviços internos, profissionais e da comunidade. Nas diversas equipes de governadoria, participou e organizou vários eventos, como fóruns, seminários, assembleias e conferências distritais, além de exercer diversos cargos, culminando, em 2002-03, com o de governador do então Distrito 4750.
Era associado do Rotary e-Club 4750 Sul desde a sua fundação, em março de 2012, tendo sido seu primeiro presidente.

(Adaptado do Guia Distrital do GD 2001-02 Waldenir de Bragança)
![]()