A despeito do edital lançado pelo nosso Distrito 4751, que regulamenta o processo seletivo para candidatos ao Intercâmbio de Jovens, reproduzimos, a seguir, as informações divulgadas no site oficial do Rotary referentes ao programa:
Os Intercâmbios de Jovens ainda estão sendo realizados?
Update de novembro de 2020: Depois de considerar cuidadosamente os resultados de uma avaliação de riscos conduzida em reposta à pandemia de covid-19, e de monitorar o impacto do vírus em comunidades do mundo todo, o Conselho Diretor do Rotary International decidiu suspender os intercâmbios de curta e longa duração até 30 de junho de 2021. Os distritos que puderem cumprir diretrizes de segurança rígidas, assim como modificações ao programa, poderão conduzir intercâmbios a partir do ano rotário de 2021-22. O Conselho avaliará a situação regularmente e aprovará mudanças necessárias para assegurar a segurança e bem-estar de todos.
Como essas decisões foram tomadas?
Os membros do Conselho Diretor consideraram os resultados de uma avaliação preparada por funcionários do Rotary International e continuam analisando informações detalhadas e atualizadas sobre o impacto da covid-19 no mundo. Eles também consideraram cuidadosamente a disponibilidade de viagens internacionais (tendo em mente restrições de viagens e segurança); acesso a cuidados médicos e cobertura de seguro; suspensão ou cancelamento de aulas nas escolas; e o possível impacto financeiro nas famílias dos participantes e voluntários do Rotary. Quando os intercâmbios forem autorizados no futuro, os distritos deverão seguir as diretrizes de segurança e um plano abrangente de gerenciamento de crises. O Conselho Diretor pressupõe que poderão avaliar a situação e tomar a decisão certa para garantir uma experiência segura e enriquecedora aos participantes do Intercâmbio de Jovens.
Quando os estudantes poderão viajar novamente para participar de outro intercâmbio?
Se o distrito confirmar que avaliou os riscos de acordo com as diretrizes de segurança, os estudantes poderão iniciar intercâmbios de longa ou curta duração a partir de 1º de julho de 2021.
Qual a diferença entre intercâmbios de longa e curta duração?
Os intercâmbios de longa duração tipicamente cobrem todo o ano letivo e exigem que o estudante seja matriculado em uma escola.
Os intercâmbios de curta duração duram até três meses e normalmente acontecem durante férias escolares. Como a duração é bem menor, é mais fácil determinar se haverá alguma restrição de viagem ou outros impactos relacionados à covid-19. No entanto, ainda é exigido que os distritos sigam todas as diretrizes de segurança do Rotary.
Estudantes que atualmente estiverem participando de um intercâmbio precisam voltar para casa?
Estudantes que ainda possam estar em intercâmbio devem planejar seu retorno para casa assim que for possível e seguro. Para informações atualizadas, consulte regularmente comunicados e diretrizes de viagens das embaixadas ou consulados, agências internacionais de saúde pública (como a OMS), e autoridades locais.
Como saberemos que já é seguro planejar os intercâmbios?
Primeiro, certifique-se de que seu distrito esteja certificado para participar do Intercâmbio de Jovens. Em seguida, examine atentamente as diretrizes de segurança do Rotary emitidas pelo Conselho Diretor e discuta-as com a Comissão Distrital de Intercâmbio de Jovens e com o governador do distrito. É importante considerar cuidadosamente os riscos e ter um plano abrangente de gerenciamento de crise e uma equipe de voluntários comprometida a dedicar tempo extra para se comunicar com os estudantes e suas famílias, monitorar as recomendações das autoridades locais de saúde e agir rapidamente se a situação mudar. Se o seu distrito estiver preocupado, a melhor opção pode ser suspender seu programa e reiniciá-lo somente quando sentir que está pronto.
O que é um plano de gerenciamento de crise?
Um plano de gerenciamento de crises é um resumo detalhado da equipe encarregada de responder a uma crise e os procedimentos a serem seguidos para garantir a saúde, a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos no programa ou atividade. O plano deve cobrir vários tipos de crises, tais como acidentes, violência, desastres naturais, instabilidade política e, neste caso, emergências de saúde e surtos de doenças como a covid-19. De acordo com as diretrizes de segurança do Rotary:
- O plano de gerenciamento de crise de um distrito deve ser analisado e/ou criado em consulta com autoridades de saúde locais.
- Cada distrito deve ter procedimentos para monitorar novas medidas de saúde e segurança relacionadas à covid-19, como restrições de viagens e quarentenas, que possam afetar estudantes inbound ou outbound.
- O distrito anfitrião deve ter um plano de comunicação abrangente para:
- Assegurar que comunicados importantes sobre a covid-19 sejam transmitidos de forma consistente aos voluntários, estudantes e suas famílias, famílias anfitriãs e o Rotary International.
- Garantir que os líderes do programa possam localizar e se comunicar rapidamente com todos os envolvidos, caso haja uma emergência.
- Deve haver um procedimento para transportar estudantes de volta para casa ou assegurar sua segurança caso uma quarentena ou restrições de viagens forem implementadas durante o período do intercâmbio.
Seu plano deve listar uma equipe de gerenciamento de crise e definir as responsabilidades de cada integrante referentes à comunicação, procedimentos de emergência, relações com a mídia e despesas. É importante considerar antecipadamente quais fatores levariam ao cancelamento ou adiamento de todas as atividades planejadas para o programa. Considere também os critérios necessários para reiniciar os intercâmbios com segurança. Para mais informações, consulte o Guia de Proteção a Jovens do Rotary.
Baixe o material Desenvolvimento de um Plano de Gerenciamento de Crises e acesse nosso webinar (apenas em inglês) para mais informações sobre o assunto.
Decidimos que podemos planejar com confiança intercâmbios para o ano de 2021-22, mas não conseguimos encontrar distritos parceiros. O que devemos fazer?
Muitos distritos suspenderam ou suspenderão seus programas após analisarem as diretrizes de segurança do Rotary. Se o seu distrito está tendo dificuldade de firmar parcerias com distritos já conhecidos, esta pode ser uma oportunidade de explorar outras alternativas para manter os jovens engajados no Rotary, incluindo intercâmbios virtuais e programas rotários como o Interact e o RYLA. Vocês também podem continuar planejando Intercâmbios de Jovens do Rotary ou Intercâmbios de Serviços às Novas Gerações posteriormente.
Os dirigentes distritais do Intercâmbio de Jovens podem consultar o diretório de presidentes de Comissão Distrital de Intercâmbio de Jovens para entrar em contato com outros líderes do programa e se juntar ao Grupo de Discussão do Intercâmbio de Jovens do Rotary para conhecer outros dirigentes e compartilhar ideias. Nenhum distrito é obrigado a participar do programa.
Precisamos da aprovação do Rotary International para começarmos a planejar intercâmbios?
Você não precisa da aprovação do Rotary International para começar a planejar intercâmbios. Para garantir que os funcionários do Rotary possam apoiar seu intercâmbio e ajudar com as comunicações no caso de emergência, os distritos precisam informar a participação no programa antes da viagem dos estudantes e fornecer atualizações dentro de 48 horas após qualquer mudança. Nos próximos meses, os líderes distritais receberão instruções sobre como relatar a participação no programa. Os distritos terão que enviar as seguintes informações sobre cada estudante que participar de um intercâmbio de longo prazo:
- Nome completo, idade, sexo e dados de contato (e-mail e telefone)
- Nome completo e dados de contato (e-mail e telefone) dos pais ou guardiões legais
- Formulário de consentimento assinado por um dos pais ou guardiões legais, incluindo confirmação de que sabem que seus dados pessoais serão relatados ao Rotary International em conformidade com as Normas de Privacidade e outros regulamentos sobre compartilhamento de dados, como o Regulamento Geral sobre Proteção de Dados (RGPD)
- Número do distrito enviando o estudante e do distrito anfitrião
- Nomes completos dos membros da família anfitriã e dados de contato (e-mail, telefone e endereço residencial)
- Data de início e de término do intercâmbio
Como o Rotary se comunicará com os estudantes?
O Rotary International se comunicará com os estudantes e famílias para garantir que entendam as normas de proteção a jovens do Rotary, como acessar recursos relacionados ao Intercâmbio de Jovens e aos programas rotários para jovens líderes, o que esperar dos líderes de clube e distrito, e quem contatar se tiverem alguma dúvida ou preocupação. A equipe do Rotary International facilitará a comunicação entre estudantes, famílias e voluntários do Rotary em caso de emergência.
O que significa que alguns distritos podem voluntariamente suspender seus programas?
Dada a incerteza relacionada à covid-19 e os riscos potenciais para a saúde e segurança de nossos estudantes, suspender o programa até que a situação se estabilize ou a vacina seja amplamente disponibilizada pode ser a decisão certa para alguns distritos. Qualquer decisão que priorize a saúde, segurança e bem-estar dos nossos intercambistas é certa. Os distritos devem suspender seus programas se determinarem que essa seja a melhor opção.
O que devemos fazer se nosso distrito não estiver autorizado a participar do Intercâmbio de Jovens?
Continue apoiando o Intercâmbio de Jovens do Rotary. Agora é o momento de fortalecer seu programa, explorar alternativas como intercâmbios virtuais ou outros programas rotários como o Interact e o Prêmio Rotary de Liderança Juvenil (RYLA), e continuar planejando um Intercâmbio de Jovens ou Intercâmbio de Serviços às Novas Gerações para 2021-22 ou além. Nossa equipe continuará apoiando os líderes do Intercâmbio de Jovens no próximo ano, fornecendo recursos novos e atualizados, compartilhando estratégias de engajamento, coletando informações dos participantes e respondendo a qualquer pergunta que tenham. Depois que vencermos os atuais desafios da pandemia, estamos confiantes de que o Intercâmbio de Jovens será mais forte do que nunca.
O que é um intercâmbio virtual?
Os intercâmbios virtuais são uma alternativa engajadora aos intercâmbios presenciais. Eles oferecem aos jovens uma oportunidade única de se engajar e colaborar on-line com pessoas de outras culturas e comunidades. Quando estruturados e desenvolvidos com objetivos específicos voltados aos estudantes e com resultados de aprendizado, a experiência de um intercâmbio virtual pode ser valiosa, permitindo que os jovens se engajem no diálogo intercultural e conheçam pessoas com diferentes pontos de vista. Eles também podem auxiliar os estudantes a desfazer estereótipos, aumentar sua empatia e desenvolver competências interculturais, ajudando-os a adquirir o conhecimento e as habilidades necessárias para se tornarem cidadãos globais e construtores da paz.
E se não quisermos seguir as diretrizes de segurança estabelecidas pelo Conselho Diretor? Podemos usar nossas próprias diretrizes?
Não. As diretrizes de segurança adotadas pelo Conselho representam uma avaliação cuidadosa e completa de todos os riscos, não apenas para os estudantes, mas para as famílias anfitriãs, voluntários e a reputação do Rotary. Afirmamos inequivocamente que a segurança dos estudantes é nossa prioridade máxima e estas diretrizes de segurança representam nosso compromisso em palavras e ações. Embora a lista de diretrizes pareça longa, é importante segui-las a fim de avaliar os riscos, ter um plano e obter a confiança dos estudantes, famílias e comunidade. Muitas das diretrizes são precauções de segurança que vocês já podem estar seguindo ou ter adotado rapidamente em resposta à covid-19. Segundo as Normas de Proteção a Jovens do Rotary referente a intercâmbios não autorizados, qualquer distrito que participar de alguma atividade de intercâmbio em contradição a estas diretrizes terá sua certificação para participar do Intercâmbio de Jovens do Rotary suspensa por um período de dois anos. Qualquer atividade que coloque os estudantes em risco terá sérias repercussões.
Eu sou estudante e quero participar de um Intercâmbio de Jovens. O que devo fazer?
Preencha o formulário de contato ou encontre um Rotary Club local para saber se ele está participando de intercâmbios virtuais ou como você pode se envolver em outros programas para jovens. Embora não seja possível participar de um intercâmbio tradicional, você pode ficar sabendo se estão planejando um intercâmbio futuro ou obter informações sobre como se envolver no Rotary por meio do Interact, RYLA ou Intercâmbio de Serviços às Novas Gerações.
Leia a íntegra da matéria aqui.
![]()