A inspiração feminina está em todas as partes do nosso Rotary. Aproveitamos este Dia Internacional da Mulher para homenagear todas as mulheres que fazem deste um mundo melhor!
Uma delas é Adélia Antonieta Villas. Sua jornada no Rotary começou há mais de 30 anos no Rio de Janeiro, quando passou a se informar mais sobre a organização para ajudar o seu marido, que havia sido convidado para fundar um clube na Ilha do Governador. Embora não tenha se associado a este clube, Adélia aprendeu bastante a respeito da organização, inclusive sobre formação de clubes. Não demorou para que ela aplicasse esse conhecimento.
Em 1991, ela foi uma das várias associadas fundadoras do primeiro clube misto a ser criado, o Rotary Club do Rio de Janeiro-Guanabara. Este foi o início da fase em que homens e mulheres começaram a trabalhar lado a lado no Rotary, pois vale lembrar que as mulheres só tinham passado a ser aceitas na organização alguns anos antes. As associadas aprenderam sobre os programas do Rotary e começaram a fazer muitos projetos. O conhecimento e comprometimento mostrados por Adélia não passaram despercebidos pelos demais rotarianos da área, e um tempo depois ela foi convidada a cuidar da comunicação do distrito.
Conforme as mulheres foram tendo mais experiências no Rotary, mais passaram a ocupar cargos de liderança na organização. As primeiras governadoras iniciaram mandato em julho de 1995, quando Adélia terminou seu ano como presidente de clube. Quando chegou a época apropriada, ela concorreu à governadoria junto com outra mulher, e acabou sendo selecionada como a primeira governadora de distrito do Brasil, cumprindo mandato em 1998-99.
O Rotary e a sociedade em geral precisam abrir mais espaço para a participação feminina, especialmente em funções de liderança. Porém, como mencionado por Adélia, as mulheres já participavam do Rotary ao lado dos seus maridos bem antes de passarem a ser admitidas como associadas. Muitas mais estão entrando na organização por saberem que têm um papel a desempenhar, e é isto o que motiva Adélia a dedicar seu tempo ao Rotary.
Neste Dia Internacional da Mulher, a Fundação Rotária homenageia todas aquelas que atuam positivamente em prol dos lugares onde vivem. Com o seu apoio, podemos capacitá-las a fazer exatamente isso e muito mais.
Muito obrigado,
Fundação Rotária
(Fonte: Tribuna do Litoral, PR)
![]()