Por Holger Knaack, Presidente 2020-21 do Rotary International –
A celebração do Dia da Terra deste ano terá um toque especial, agora que temos o meio ambiente como área de enfoque. A solução de grandes questões começa com cada um de nós e podemos fazer muito com simples mudanças de comportamento, como reduzir o uso de plástico e usar a energia de forma responsável, para ficar em apenas dois exemplos. Agora, podemos fazer ainda mais, juntos.
Apoiar o meio ambiente não é novidade para o Rotary, pois há muito que os clubes vêm trabalhando em questões ambientais. As mudanças climáticas — um problema que afeta todos nós, sem distinção — exige a colaboração conjunta mais do que nunca. Alberto Palombo, engenheiro venezuelano que vive no Brasil e é membro da Cadre da Fundação Rotária, diz:
Por 30 anos, tenho trabalhado com membros de comunidades e políticos para cuidar do meio ambiente. Hoje, estou entusiasmado com as oportunidades do Rotary para ajudar a reduzir a degradação ambiental e tornar as comunidades mais sustentáveis do ponto de vista ambiental.
Os problemas ambientais existem em todos os lugares, mas também existem Rotary, Rotaract ou Interact Clubs, ou Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário, para fazer a diferença. Como rotarianos, podemos nos tornar administradores da sustentabilidade ambiental e adotar os princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030 em nosso cotidiano, seja em casa, no trabalho ou no clube. Depois, é só aplicarmos estes princípios aos projetos que fazemos.
Há tempos que o meu clube tem estado bastante envolvido com projetos de água e saneamento. Buscamos meios para capacitar os rotarianos e enriquecer parcerias em nossa região e além, trabalhando com grupos como a Rede Interamericana de Recursos Hídricos e o Conselho Mundial da Água. Clubes locais trabalharam com o Grupo Rotary em Ação pela Água, Saneamento e Higiene (wasrag.org) para ajudar o Rotary a conseguir um lugar à mesa durante o Fórum Mundial da Água de 2018, em Brasília, onde discutimos como as comunidades podem se recuperar de desastres ambientais como o causado pela ruptura de uma represa de mineração no Rio Doce, em 2015.
O cuidado com o nosso planeta não tem fim. Para causar impacto, devemos alinhar nossos conhecimentos, habilidades e entusiasmo — e o Rotary é mestre em fazer isso. Como integrante do Grupo Rotary em Ação pela Sustentabilidade Ambiental (esrag.org), tenho visto como nosso trabalho em prol do meio ambiente se encaixa perfeitamente ao que já estamos fazendo na área hídrica e em outras áreas de enfoque. Os associados do Rotary não são mero espectadores; eles são atores. Vamos então trabalhar juntos e causar um impacto ainda maior!
O apoio da Fundação Rotária definirá este novo capítulo da nossa história. Vamos contribuir muito ao meio ambiente aproveitando os resultados obtidos em projetos já financiados por Subsídios Distritais e Globais. Vamos procurar maneiras de colaborar em maior sintonia e causar um grande impacto positivo no meio ambiente. E também vamos incorporar conceitos e temáticas ambientais em nossos programas, projetos e eventos.
Rotaractianos e participantes de nossos programas para jovens esperam que o Rotary assuma uma posição clara e forneça uma visão de liderança. Trabalharemos com eles, buscando soluções inteligentes para os problemas com os quais terão que lidar. Nossos incríveis associados, redes de contato e a Fundação Rotária nos dão a capacidade de fazer uma contribuição importante e duradoura. Descobriremos juntos como O Rotary Abre Oportunidades para expandirmos nossos serviços e preservamos este planeta que é a casa de todos nós.
(Fonte: Rotary International)
![]()