Update de março de 2021: o Conselho Diretor tem monitorado regularmente a pandemia da covid-19 ao redor do mundo para determinar o momento mais propício ao restabelecimento do nosso programa Intercâmbio de Jovens. As incertezas contínuas referentes às variantes do coronavírus e à crise em si, os esforços inconsistentes para amenização da doença e a desigualdade de acesso às vacinas fizeram os diretores do RI suspender o programa até junho de 2022.
Como essa decisão foi tomada?
Os membros do Conselho Diretor levaram em conta os resultados de uma avaliação de riscos abrangente preparada por funcionários do RI e também o feedback dos voluntários e de outros que trabalham com o programa. Além disso, eles continuam analisando informações detalhadas e atualizadas sobre o impacto mundial da covid-19 fornecidas por especialistas em saúde e pela força-tarefa do Rotary que cuida de assuntos relativos à pandemia. Eles também consideraram cuidadosamente a disponibilidade de viagens internacionais (tendo em mente restrições de viagens e segurança); acesso a cuidados médicos e cobertura de seguro; suspensão ou cancelamento de aulas nas escolas; e o possível impacto financeiro nas famílias dos participantes e voluntários do Rotary. Dada a desigualdade global de acesso às vacinas contra a covid e o impacto financeiro da pandemia, muitas partes do mundo não teriam condições de participar em 2021. Se retomássemos o programa apenas com um número limitado de países que tivessem maior acesso às vacinas iríamos contra o foco do Rotary na justiça e no comprometimento com diversidade, equidade e inclusão. Quando os intercâmbios forem autorizados no futuro, os distritos deverão seguir as diretrizes de segurança e um plano abrangente de gerenciamento de crises. Nessa altura, o Conselho Diretor pressupõe que cada distrito avaliará a situação e tomará a decisão certa para garantir uma experiência segura e enriquecedora aos participantes do Intercâmbio de Jovens.
Quando os estudantes poderão viajar novamente para seus intercâmbios?
Se o distrito confirmar que avaliou os riscos de acordo com as diretrizes de segurança, os estudantes poderão iniciar intercâmbios de longa ou curta duração a partir de 1º de julho de 2022.
(Fonte: Rotary International)
![]()