Sob a máxima: “O Rotary nasceu do espírito de tolerância, boa fé e vontade de servir“, de Paul Harris, fundador do Rotary, e também no espírito de Fernando Pessoa, que dizia “Minha pátria é a língua portuguesa“, realizou-se a reunião no dia 12 de maio, quarta-feira, com dois propósitos bem claros: prestar homenagens aos profissionais de Enfermagem pelo Dia do Enfermeiro, comemorado nessa data, e exaltar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, celebrado no dia 5 de maio.
Para a homenagem aos Enfermeiros, profissionais que atualmente estão em evidência e muito requisitados, dada a conjuntura sanitária que estamos vivenciando em todo o mundo, convidamos a Comp. Zeneida Apolônio Seixas, associada do Rotary Club de Niterói Norte, ela própria enfermeira. Traçou um breve histórico da profissão, como e quando surgiu no mundo, por inspiração de Florence Nightingale, na Inglaterra, e no Brasil, por Ana Néri, conhecida como a “Mãe dos Brasileiros”, e que emprestou seu nome à primeira escola de enfermagem no Brasil.

Presentes à reunião e recebendo a homenagem, como representantes da profissão, a enfermeira Thyana Barbosa, filha do nosso associado Ednor, e o diretor da Escola de Enfermagem da Uff, Enéas Rangel Teixeira, que em rápidas palavras falou sobre a história dessa escola aqui em Niterói, que levou o nome da sua primeira diretora, a enfermeira Aurora de Affonso Costa.
Após a apresentação do palestrante pelo Comp. Roberto Carlos Monteiro, do nosso clube, o GD Waldenir de Bragança falou sobre o tema “Celebremos o Dia Mundial da Língua Portuguesa!”, comemorado no dia 5 de maio. Esta data foi instituída pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP, em 2009, mas foi reconhecida pela UNESCO apenas em 2019. Atualmente são cerca de 300 milhões de pessoas falantes do Português, em 9 países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. É também língua oficial da Região Administrativa Especial da Macau, na China.
Apesar desses números expressivos, a Língua Portuguesa ainda não foi reconhecida pela ONU, como um dos seus idiomas oficiais. A campanha é grande e imaginamos que a expectativa com relação ao atual secretário geral da ONU Antônio Guterres seja forte, dada a oportunidade que se oferece, pois sua nacionalidade é a portuguesa! Assim, ao celebrarmos o Dia Mundial da nossa língua portuguesa, estamos somando ao grupo em permanente crescimento nos quatro continentes, que apoia a oficialização do idioma. O Brasil é o mais importante, por sua extensão territorial.
Algumas mensagens do chat:
Maria Helena Pereira:
Parabéns Zeneida pela maravilhosa palestra, mas também pelo seu grande amor à sua profissão.
Profs Wainer/Regina:
Parabéns querida Zeneida! Gostei de sua apresentação. Elucidativa e inspiradora!
Marcia Pessanha:
Ótima reunião. Todas as falas foram muitas representativas. Bravo!
Maria Helena Pereira:
Querido Companheiro Waldenir, magnífica palestra. Cada palestra e conversa com você é uma aula de Doutorado. Estou emocionada contigo e com a Águia. Obrigada!
Riva Costa:
Parabéns Zeneida e Dr Waldenir pelas excelentes palestras.
Agradecemos pela presença:
(além dos citados acima)
- Sylvia Maria Fasciotti
- Paulo Seixas
- Dulce Rocha
- Matilde Conti
- Ângela Cristina Siqueira
- Alice e Joelson
- Ângela Riccomi
- Ricardo Pinho
- Ilka
Assista à gravação da reunião no canal do Clube.
Assista também ao vídeo disponível no site da ONU News:
(Fonte do vídeo: https://news.un.org/pt/story/2019/11/1695661)
![]()