“Temos que ser importantes para os outros.” – Mauro Dias, mágico e rotariano.
Quais soluções as escolas encontraram para driblar a suspensão das aulas presenciais? Quais outros métodos ou modalidades de ensino se apresentam como alternativas para o ensino tradicional? Estas foram algumas das perguntas que conduziram à realização do painel “Novos caminhos para o ensino de crianças e adolescentes” promovido pelo nosso Clube, no último dia 26 de maio. Participaram professores e especialistas na área de Educação que contribuíram cada um com sua experiência vivida na sala de aula.
O Prof. Névio Caparica Filho, primeiro painelista, abordou o tema “Educação Remota, novos desafios para famílias e escolas”. Biólogo por formação e escritor, com MBA em Gestão Educacional e Gestão Empresarial, é diretor da Rede MV1 de Ensino. Fez um relato bastante abrangente sobre as soluções que a direção encontrou para proporcionar aulas remotas para seus alunos. Com a aquisição e instalação de equipamentos de informática, a escola garantiu o acesso aos conteúdos pelos estudantes de suas casas. Entretanto, enfrentaram inúmeros problemas, como o controle da frequência, a aplicação de provas e o rendimento escolar, para citar apenas alguns.
Problemas parecidos foram apresentados pelo segundo painelista Prof. Fernando Peres, ex-Diretor da Escola Técnica Estadual Henrique Lage. Na escola, de expressiva relevância na cidade de Niterói, no que diz respeito a cursos técnicos e profissionalizantes, parte significativa das aulas é ministrada em laboratórios. Em sua exposição “O Ensino Técnico e Profissional na Crise Econômica e Sanitária”, o Professor mostrou que o desafio maior foi o de dar uma solução viável para as aulas práticas, que necessariamente teriam que ser presenciais. Alertou também para o fato de que com a pandemia muitas das profissões deixaram de existir, e que as escolas formadoras terão que direcionar seus cursos para novas linhas de trabalho.
Em seguida, a Profª Renata Maran Romero, falou sobre o despreparo da sociedade perante a chegada inesperada da pandemia. De uma hora para outra, nossa vida passou a acontecer dentro de casa. Diante desse cenário, apontou para múltiplas soluções de educação para atender à pluralidade no nosso país de dimensões continentais. Inclui-se aí uma modalidade de ensino que voltou a ser debatida: a educação domiciliar, ou “Homeschooling e a geração C” (conforme o tema abordado pela painelista), o ensino promovido pelos pais, que têm a possibilidade de oferecer uma educação personalizada aos filhos, podendo explorar melhor o potencial, os dons e os seus talentos.
O fechamento das escolas da rede municipal de Niterói, por conta da crise sanitária, trouxe uma série de questões que tiveram de ser solucionadas em um curto espaço de tempo, disse o Advogado Fábio Veloso, assessor do Vereador Carlos Otávio Vaz (Casota) e quarto painelista do evento. A falta da merenda e do apoio da escola pública e a necessidade de uma infraestrutura própria ao ensino remoto nas escolas levaram muitas famílias a assumirem a educação dos seus filhos em casa. Para preservar essa modalidade de ensino – que não é novidade em muitos países e em vários municípios brasileiros -, foi protocolado, em março de 2020, o projeto de lei sobre educação domiciliar na Câmara Municipal de Niterói, já aprovado na CCJ.
Após responderem a perguntas formuladas pelo chat, os painelistas ainda tiveram oportunidade de fazer suas considerações finais acerca dos assuntos abordados nesse dia.
Com o tradicional “grito de guerra” do nosso Clube, o evento foi encerrado com uma calorosa saudação à Bandeira Nacional.
Algumas mensagens do chat:
Paulo Resende:
Parabéns por essa luta em defesa da educação! As escolas se reinventaram na pandemia.
Vanda Nicacio:
Belíssima reflexão, professor Névio Caparica e Fernando Peres.
Paulo Resende:
Excelente painel! Essa é uma discussão corajosa e necessária.
Marcus Paulo Faustino:
Parabéns a todos os palestrantes!
Maria do Perpétuo Socorro Vasconcelos Cardoso (Presidente da Casa da Amizade de Niterói):
Tema e exposição de extrema importância na atual conjuntura educacional. Parabéns ao Niterói Icaraí pela relevância do tema.
Vanda Nicacio:
Dr. Fábio um excelente professor!
Agradecemos pela presença:
(além dos citados acima)
- Sylvia Maria Fasciotti
- Maria Luzia Borges
- Nelson Oliveira (RC Pontal, SP)
- Otoniel Santos Neto (RC Chopinzinho, PR)
- Ângela Riccomi
- RCT Leonardo Ruiz
- José Antônio Fortunato
- Christian Romero
- Luciene Ceb
- Rosângela Solano
- Camila
- Joanna
Agradecimento especial ao Comp. Ricardo Fonseca de Pinho, pelo apoio técnico dado ao nosso evento e à edição primorosa do vídeo!
Assista à gravação da reunião no canal do Clube.
![]()