Origem do Dia Internacional da Paz
Em 1981 a Organização das Nações Unidas (ONU), definiu como sendo o Dia Internacional da Paz a data em que ocorre a abertura das sessões da Assembleia Geral da instituição, onde todas as nações participantes são lembradas da importância da paz. Nesta data existe um ato de cessar-fogo e pacto pela não violência sugerido aos países membros.
Em 2001 foi oficializada a data de 21 de Setembro, como o Dia Internacional da Paz, sendo valida a partir do ano de 2002, definindo a partir da resolução 55/282, que todas as nações deverão comemorar a paz e garantir que a mesma seja mantida, seja internamente ou entre as relações entre os outros países.
Conscientização sobre a Paz
A ONU também estabeleceu que as nações devem estimular atividades educativas e conscientizadoras para estimular a paz e a não violência entre as gerações atuais e futuras, assim como a meta de cessar-fogo e acabar com conflitos que geram violência e mortes. Através de atividades escolares e debates sobre o tema, busca-se ampliar o conhecimento e por consequência diminuir a incidência de violência em vários níveis.
A cada ano a ONU define temas que devem ser debatidos dentro da discussão da paz, como por exemplo em 2012, onde o tema foi “Paz Sustentável para um Futuro Sustentável”, observando que diversos conflitos armados contribuem para um uso em massa de recursos naturais, que deveriam servir a sociedade.
Importância da Paz Mundial
Conforme informação da ONU, cerca de 1,5 bilhão de pessoas vivem em situações de conflito, ou com altos índices de violência e criminalidade, significando, portanto que cerca de 20% da população mundial vive sem garantia de paz, assim a luta pela diminuição de conflitos internos ou externos se torna essencial para evitar o agravamento dessa situação, e garantir que as pessoas, principalmente os mais frágeis a esse tipo de situação, como crianças e mulheres, possam viver de forma mais segura e a sociedade possa ter harmonia.
Outras datas que celebram a paz
Outra data comemorativa que celebra a paz é o Dia 1 de janeiro. Instituído pelo Papa Paulo VI, essa data ficou marcada como o Dia Mundial da Paz desde o ano de 1968. O Papa queria que essa data fosse comemorada por todas as pessoas, sem importar a religião, por isso chamou, em sua primeira mensagem, os “verdadeiros amigos da Paz” a celebrassem com reflexão e reavaliando as suas atitudes do ano anterior, buscando melhorar a cada dia.
Por tradição, nesta data o Papa em exercício divulga uma mensagem ao mundo onde trata do tema paz, dentro do contexto mundial do momento e as diretrizes para que a Igreja Católica possa atuar auxiliando que a Paz Mundial seja buscada e mantida.
(Fonte: CalendárioBr)
O Dia Internacional da Paz para o Rotary
O compromisso da nossa organização com esse tema tão importante tem suas raízes nos Centros Rotary pela Paz, programa criado em 2002. Por meio dele, selecionamos até 100 bolsistas anualmente para cursarem mestrado ou fazerem aperfeiçoamento profissional, em campos relacionados à paz e resolução de conflitos, em nossas universidades parceiras.
Hoje, cerca de 1.000 ex-alunos dos Centros Rotary usam suas habilidades em prol de um mundo mais pacífico, seja negociando com as partes envolvidas em conflitos, redigindo legislações para evitar a exploração infantil, garantindo que as leis sejam cumpridas e atuando em diversos outros setores que buscam a paz.
(Fonte: Rotary International)
