Por Shekhar Mehta, Presidente 2021-22 do Rotary International –
Um quarto do ano rotário já passou, e tenho absoluta certeza de que vocês estão ajudando o Rotary a crescer mais e fazer mais. Espero que já tenham feito sua parte na iniciativa Cada Um Traz Um, apresentando o Rotary a alguém.
Vocês já refletiram sobre como foram seus primeiros dias como rotarianos? Faço isso com frequência, pois foram aqueles primeiros momentos de descoberta do poder do servir que fizeram de mim quem sou hoje. Quando entrei para o meu Rotary Club, nossos esforços se concentravam nas comunidades rurais da Índia, onde as pessoas não tinham banheiro, obtinham água para consumo no mesmo lago em que tomavam banho e mandavam seus filhos para salas de aula ao ar livre, montadas debaixo de árvores. Muitas vezes, a clínica de saúde mais próxima ficava a quilômetros de distância, e os serviços eram precários. Mas, depois que os Rotary Clubs realizaram alguns projetos humanitários, as aldeias passaram a ter banheiros, água potável, salas de aula para a educação infantil e um centro de saúde nas proximidades.
A chama que o Rotary acendeu dentro de mim me fez olhar além de mim mesmo e abraçar a humanidade. Ela transformou os serviços humanitários em um estilo de vida para mim, revelando um princípio fundamental que ainda defendo: servir é o aluguel que pago pelo espaço que ocupo na Terra.
Se sentir a necessidade de reacender a chama dos serviços humanitários em vocês ou nos seus clubes, outubro – Mês do Desenvolvimento Econômico Comunitário – é perfeito para isso. Quando trabalhamos para melhorar a vida das pessoas em comunidades carentes, seja com projetos que oferecem formação profissional ou acesso a recursos financeiros, ajudamos a construir e a manter o crescimento econômico local.
A necessidade é grande. De acordo com as Nações Unidas, 9% da população mundial – ou 700 milhões de pessoas, a maioria delas na África Subsaariana, vive com menos de US$1,90 por dia. Ao apoiarmos empreendedores e o desenvolvimento comunitário, melhoramos as condições de vida das pessoas dessa e de outras regiões.
Seu clube também pode promover o desenvolvimento econômico localmente. Isso pode ser feito com a expansão de oportunidades de formação profissional por meio de escolas e de faculdades comunitárias, parcerias para facilitar o acesso a serviços financeiros ou trabalho com organização sem fins lucrativos que ofereça recursos a empreendedores e os conecte com a comunidade empresarial.
Porém, o fortalecimento de comunidades requer uma saúde pública eficaz. Em 24 de outubro, Dia Mundial de Combate à Pólio, celebraremos nosso enorme progresso no esforço para erradicar a poliomielite. Contudo, sabemos bem que a luta não acabou. Ainda precisamos da sua ajuda para arrecadar fundos e conscientizar as pessoas, a fim de garantir que todas as crianças sejam imunizadas contra a poliomielite. Motivem seus clubes nesse dia tão importante e peçam que visitem o site endpolio.org/world-polio-day.
Os serviços humanitários têm sido gratificantes ao longo da minha vida, e sei que muitos de vocês sentem o mesmo que eu.
Juntem-se a mim neste mês para sermos bons inquilinos do nosso planeta, ajudando outras pessoas a melhorar a si mesmas e às suas comunidades. Juntos, podemos Servir para Transformar Vidas.
(Fonte: Rotary International, escritório do presidente)
