O Dia Nacional do Voluntariado é uma data comemorativa oficial do Brasil regulamentada pela Lei nº 7.352, de 28 de agosto de 1985.
O voluntariado geralmente é considerado uma atividade altruísta onde um indivíduo ou grupo fornece serviços sem ganhos financeiros “para beneficiar outra pessoa, grupo ou organização”. O voluntariado também é conhecido pelo desenvolvimento de habilidades e é muitas vezes destinado a promover a bondade ou a melhorar a qualidade de vida humana.
O voluntariado pode ter benefícios positivos para o voluntário, bem como para a pessoa ou comunidade atendida. Também se destina a estabelecer contatos para possíveis empregos. Muitos voluntários são especificamente treinados nas áreas em que trabalham, como medicina , educação ou resgate de emergência. Outros servem de acordo com as necessidades, como em resposta a um desastre natural.
Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário e com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade.
Existem diversas formas e oportunidades de participação, presencialmente ou à distância:
Realizando ações individuais
Por exemplo: profissionais liberais (médicos, advogados etc.) que atendem uma organização social ou pessoas carentes, ou outras iniciativas como estimular matrículas de crianças em escolas, alfabetizar adultos, doar sangue, dar aulas de artesanato, incentivar a coleta seletiva de lixo.
Participando de campanhas
Por exemplo: as campanhas de doação de sangue, de coleta de livros, de brinquedos, de alimentos, de reciclagem de lixo, do trote cidadão, pela paz, pelo voto consciente, entre outras.
Juntando-se a grupos comunitários – Apoiar a escola pública local, a associação de moradores ou atuando em alguma necessidade específica da comunidade como urbanização, saneamento e saúde, etc.
Trabalhando em Organizações Sociais – que atuam em diferentes causas e oferecem inúmeras oportunidades nas áreas da saúde, assistência social, educação, cidadania, cultura, meio ambiente.
Participando de Projetos Públicos – Trabalhando junto às diversas secretarias municipais e estaduais que visam à melhoria da cidade e das condições de vida da comunidade.
Sendo Voluntário em Escolas – Procurar alguma escola pública ou particular. Participar da Associação de Pais e Mestres da escola de seus filhos ou de outros projetos ligados ao voluntariado, por exemplo, Escola da Família.
(Fonte: Portal São Francisco)
