O palestrante convidado do dia 31 de agosto de 2022 foi Lucas de Assis, associado do Rotary e do RCT Ouro Preto, D. 4521, para falar sobre o tema que é a essência do Rotary.
Ao citar um pensamento de Paul Harris, fundador do Rotary, em que afirma que “o que o Rotary será daqui a cem anos nenhum ser humano pode prever e não há nada que seja impossível para o Rotary agora.”, lembra que conseguimos mudar realidades, como, por exemplo, a quase total erradicação da pólio.
Em sua fala frisou que, graças à sua capilaridade, o Rotary age localmente e pode, assim, transformar realidades em todo o mundo. Nesse sentido, é fundamental que o clube se faça a pergunta: se o clube fechar, ele fará falta na comunidade?
Prosseguindo, o palestrante mostrou a diferença para o Rotary entre ações e projetos. Diferentemente dos projetos, que demandam um planejamento mais longo envolvendo vários atores, as ações são atividades mais pontuais, mesmo que façam parte de um grande projeto internacional (exemplo: Rotary Day). A visibilidade é outro fator que diferencia as ações dos projetos, em que as ações têm uma divulgação maior. Assim, é válida a sugestão de que o clube realize um projeto e algumas ações durante o ano rotário.
Falou também que é essencial que os rotarianos estejam sempre em contato e em diálogo permanente com a comunidade para aferir suas reais necessidades e desejos.
Como proceder, então? Por meio de reuniões comunitárias, inventário dos recursos e talentos locais, pesquisas, entrevistas e mapeamentos, tópicos que foram apresentados de forma detalhada pelo palestrante. Após todo o levantamento concluído, inicia-se a fase do planejamento detalhado e, no final, a entrega do projeto.
Seguiu-se um tempo para um amplo debate, suscitado pelos pontos apresentados na palestra. Em seguida, a reunião foi encerrada com intensos aplausos ao palestrante, finalizando com o tradicional grito de guerra do clube.
