Geralmente, os termos ética e moralidade são usados de forma intercambiável, embora algumas comunidades diferentes (acadêmica, jurídica ou religiosa, por exemplo) façam uma distinção ocasionalmente. De fato, o artigo da [Enciclopédia] Britannica sobre ética considera os termos como sendo os mesmos da filosofia moral. Enquanto entendemos que a maioria dos eticistas (isto é, filósofos que estudam ética) consideram os termos intercambiáveis, vamos em frente e mergulhar nessas distinções.
Tanto a moralidade quanto a ética têm vagamente a ver com distinguir a diferença entre “bom e mau” ou “certo e errado”. Muitas pessoas pensam em moralidade como algo que é pessoal e normativo, enquanto a ética são os padrões de “bom e mau” diferenciados por uma determinada comunidade ou ambiente social. Por exemplo, sua comunidade local pode pensar que o adultério é imoral e você pessoalmente pode concordar com isso. No entanto, a distinção pode ser útil, se sua comunidade local não tiver sentimentos sólidos sobre o adultério, mas você considera o adultério imoral em um nível pessoal. Por essas definições dos termos, sua moralidade iria contradizer a ética de sua comunidade. No discurso popular, no entanto, frequentemente usamos os termos moral e imoral ao falar sobre questões como adultério, independentemente de estar sendo discutido em uma situação pessoal ou comunitária. Como você pode ver, a distinção pode ser um pouco complicada.
É importante considerar como os dois termos foram usados no discurso em diferentes campos para que possamos considerar as conotações de ambos os termos. Por exemplo, a moralidade tem uma conotação cristã para muitos ocidentais, já que a teologia moral é proeminente na igreja. Da mesma forma, ética é o termo usado em conjunto com negócios, medicina ou direito. Nesses casos, a ética serve como um código de conduta pessoal para as pessoas que trabalham nessas áreas, e a ética em si costuma ser altamente debatida e controversa. Essas conotações ajudaram a orientar as distinções entre moralidade e ética.
Os eticistas de hoje, no entanto, usam os termos de forma intercambiável. Se eles querem diferenciar moralidade de ética, cabe ao eticista estabelecer as definições de ambos os termos. Em última análise, a distinção entre os dois é tão substancial quanto uma linha traçada na areia.
(Tradução livre de: https://www.britannica.com/story/whats-the-difference-between-morality-and-ethics)
![]()