No calendário rotário, fevereiro é o Mês da Consolidação da Paz e Prevenção de Conflitos, quando celebramos um conceito central do Rotary: a busca pela paz e compreensão mundial.
O Rotary e seus associados têm uma longa história de promoção da paz e combate às causas de conflitos em várias partes do mundo.
Na Convenção do Rotary de 1914, rotarianos de Hamilton, no Canadá, propuseram que a Associação Internacional de Rotary Clubs “usasse sua influência em favor da manutenção da paz entre as nações”. A proposta era ambiciosa para uma organização tão nova, que tinha se tornado internacional somente dois anos antes e estava presente em poucos países.
Por sua vez, os delegados presentes na Convenção de 1922 fizeram mudanças radicais nos estatutos do Rotary International e dos seus clubes. Os objetivos separados de cada um deram lugar ao Objetivo do Rotary. Essa nova abordagem manteve a visão de paz.
Na Convenção de 1940, os delegados adotaram a declaração Rotary Amid World Conflict, que enfatizava que “onde não houver liberdade, justiça, verdade, valor da palavra dada e respeito aos direitos humanos, o Rotary não pode existir nem seus ideais prevalecer”.
A revista The Rotarian publicou ensaios de escritores, políticos e outras figuras conhecidas que incentivaram a discussão sobre paz. O Rotary publicou coletâneas desses ensaios como A World to Live In (1942) e Peace Is a Process (1944).
Em 1945, o Rotary International foi uma das 42 organizações convidadas a integrar a delegação americana na conferência em São Francisco que deu origem à Organização das Nações Unidas. Muitos rotarianos e associados honorários do mundo todo participaram desse encontro como membros e consultores das delegações de suas nações.
O Rotary e as Nações Unidas continuam comprometidos em criar mudanças duradouras para a melhoria de vida, das relações internacionais e das comunidades para o advento de um mundo mais pacífico.
O Rotary cresceu e se tornou uma força global para o bem – promovendo a paz e a compreensão em todas as nossas iniciativas, que valem a pena ser comemoradas, apoiadas e sustentadas para as gerações que nos seguirão.

Referências:
Site do Rotary International e
Revista Rotary Brasil
