Recém-chegado da Assembleia Internacional, treinamento para os governadores eleitos dos 526 distritos rotários no mundo, o GDE Ricardo Fonseca de Pinho transmitiu, em nossa reunião de 25 de janeiro de 2023, os principais tópicos abordados pelo Presidente Eleito McInally, ao apresentar o novo lema.
Segundo Pinho, a escolha de um lema anual é uma forma concisa de motivação para o período rotário. Os lemas mostram claramente a continuidade do trabalho rotário, como comprova, por exemplo, a conexão com o lema do ex-presidente Ernesto Imbassahy de Mello “Dignificar o ser humano”, associado do Rotary Club de Niterói, quando dirigiu o Rotary International em 1975-76.
Para o Presidente Eleito Gordon McInally, disse Pinho, a continuidade também será um fator importante em seu ano rotário, quando citou como exemplo a metáfora da ponte, uma menção à ideia do que as pessoas construíram no passado e que não verão funcionar, necessariamente, somente as gerações futuras: é dar “continuidade aos trabalhos iniciados por líderes no passado”.
Outro aspecto que será levado em conta em 2023-24, segundo McInally, será a ênfase à paz: “A paz é o solo onde a esperança cria raízes”, frase do presidente eleito citada por Ricardo Pinho. Nesse sentido, será incentivado o intercâmbio virtual, para reunir pessoas de diversas partes do mundo. “Contar as nossas histórias dentro do Rotary”, essas são as histórias que motivam, segundo McInally.
Ter encontrado uma mulher na Tailândia, que havia perdido sua família e todos os seus pertences, foi, de acordo com o presidente eleito, um dos momentos marcantes que inspiraram o novo lema, porque “ela me disse que o Rotary… havia restaurado seu otimismo. Nós lhe demos esperança”.
Outra ênfase para o próximo ano rotário, conforme o pronunciamento de McInally, será “oferecer esperança às pessoas enfrentando desafios de saúde mental”. O presidente eleito relatou um episódio muito triste que aconteceu com seu irmão mais novo, aparentemente bem estabilizado na vida, e que cometeu suicídio. O tema, segundo McInally, deverá ser abordado sem medo e sem receio.
Ricardo retornou ao assunto referente à importância da continuidade que permite, de acordo com o presidente eleito, “o avanço das boas ideias dos líderes que nos precederam”. Em seguida, o GDE Pinho encerrou sua exposição sobre o lema “Crie esperança no mundo“.
Assista ao vídeo de apresentação do lema no canal do Youtube do nosso Clube.
