Entre os dias 22 e 27 de fevereiro recebemos em Niterói o grupo de Intercâmbio da Amizade, formado por rotarianos de três clubes distintos do Distrito 4905, da Argentina.
Liderado pelo companheiro Roberto Fontanella, o grupo visitou diversos pontos turísticos expressivos da nossa cidade, como o Parque da Cidade, com vista privilegiada sobre Niterói e Rio, local que é usado para a prática do voo livre de parapente, e a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, marco histórico relevante no contexto da entrada da baía de Guanabara.
Saindo de lá, o grupo visitou o Espaço Imbassahy de Mello, localizado na Casa da Amizade, onde foram recebidos pelos associados do Rotary Club de Niterói.
No dia seguinte, visitaram o Arquivo Municipal Divaldo Aguiar Lopes e o plenário da Câmara Municipal de Niterói, na Praça da República, e puderam apreciar os prédios históricos que circundam a praça, herança dos tempos, quando Niterói foi capital do Estado do Rio.
À tarde, a programação os levou ao MAC, Museu de Arte Contemporânea, cujo projeto é de Oscar Niemeyer. O museu fica localizado num pontal, com vista sobre a baía de Guanabara e sobre as praias das Flexas e de Icaraí, além da enseada de Jurujuba.
No sábado, dia 25, o grupo visitou o ponto histórico mais antigo de Niterói: o bairro de São Lourenço e a Igreja de São Lourenço dos Índios. Em frente à igreja, do outro lado da praça Marechal Rondon, está localizada a sede da Associação de Moradores do bairro, com quem o nosso Clube está realizando, desde outubro do ano passado, ações e projetos em prol da comunidade.
Logo em seguida, os companheiros se dirigiram para a praia de Piratininga, onde almoçaram e se deliciaram com o pôr-do-sol na praia.
Domingo, dia 26, o grupo rumou para o sítio de um companheiro em Magé, onde passaram o dia se divertindo com churrasco, música e danças argentinas.
Segunda-feira pela manhã, 27 de fevereiro, o grupo encerrou suas visitas à nossa cidade e seguiu para o Rio de Janeiro, onde participou das celebrações dos centenário do Rotary Club do Rio de Janeiro que simbolizou os 100 anos do Rotarismo no Brasil.
A seguir, alguns momentos da visita do grupo de intercâmbio:
