Em 1907, sob a presidência de Paul Harris, o primeiro Rotary Club iniciou um projeto inédito: a construção de banheiros públicos em Chicago. Desde então, o Rotary vem atendendo várias necessidades relacionadas à área de recursos hídricos, saneamento e higiene.
O portfólio de água e saneamento do Rotary inclui dois programas notáveis: o Desafio WASH nas Escolas e a parceria Rotary-Usaid. O desafio foi lançado oficialmente em janeiro de 2016 nos seguintes países piloto: Belize, Guatemala, Honduras, Índia e Quênia. Impulsionado pelos recursos da Fundação Rotária, a iniciativa visa a melhorar a qualidade da educação através de treinamento para professores e aprimoramento curricular e, ao mesmo tempo, aumentar o acesso à água, instalações sanitárias e programas de higiene.
Este modelo estimula os rotarianos a criar projetos abrangentes de alta qualidade em vez de grande volume. Quaisquer construções ou melhorias da infraestrutura de recursos hídricos e saneamento devem estar acompanhadas de capacitação de professores e estudantes; orientação sobre higiene; programa para mudança de comportamento; e planejamento financeiro, operacional ou de manutenção. Desta forma, os rotarianos podem incrementar os projetos que já iniciaram e fortalecer os relacionamentos para que estejam aptos a alcançar as metas do Desafio WASH nas Escolas. Se for bem-sucedido, este modelo irá elevar a qualidade dos projetos do desafio, fomentar a colaboração entre os clubes e aumentar o engajamento entre rotarianos e governos.
A parceria Rotary-Usaid reúne a especialização técnica da Usaid e a rede de voluntários do Rotary para maximizar acesso à infraestrutura, oferecer mais serviços de fornecimento de água e saneamento, promover orientação sobre higiene e mobilizar comunidades e recursos nos países em desenvolvimento. Esta parceria se concentra em três países — Gana, Madagascar e Uganda — e utiliza os talentos de cada organização para apoiar programas de até US$4 milhões por país. Assim, potencializamos nossa capacidade de melhorar os serviços de fornecimento de água e saneamento na África.
(Fonte: folheto “O enfoque do Rotary funciona”)
