29º Aniversário do Rotary Club de Niterói Icaraí – A história do Rotary Club de Niterói Icaraí em resumo…
Em visita a Brasília, em junho de 1993, como estagiário do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra, o companheiro Waldenir de Bragança, do RC Niterói Norte, fez sua recuperação no Rotary Club de Brasília Alvorada, que se reunia para o café da manhã no Hotel Nacional de Brasília.
Voltou a Niterói entusiasmado com a ideia do horário de reunião daquele clube. Procurou o então Governador do Distrito 4750, José França Conti, e o companheiro Alcir Vicente Visela Chácar, do Rotary Club de Niterói Araribóia, e lhes falou sobre o assunto. Tendo conhecimento da meta de criar novos clubes, Waldenir sugeriu ao Governador a fundação de um similar àquele de Brasília no nosso Distrito. Imaginava “o amanhecer na Praia de Icaraí, pessoas fazendo sua caminhada à beira do mar” e visualizava “o alvorecer espiritual dos companheiros de um clube rotário” naquele lugar.
Imediatamente aprovada a ideia, o Governador Conti se colocou em campo para torná-la realidade. Convidou o Rotary Club de Niterói Araribóia para ser seu clube padrinho, responsável pela organização do novo clube, e o companheiro Alcir Chácar, como seu Representante Especial.
Alcir, que havia sido presidente em seu clube no período 92-93, chamou os presidentes do mesmo ano rotário dos outros clubes então existentes em Niterói, para que o ajudassem nessa empreitada. O nome dado à nova unidade rotária seria Niterói Icaraí.
Iniciou-se o processo de formação do novo clube até que, em 9 de março de 1994, foram oficializadas e autorizadas as suas atividades por Rotary International.
Finalmente, no dia 8 de junho do mesmo ano, em solenidade realizada na Casa da Amizade de Niterói, em dia e horário cedidos pelo Rotary Club de Niterói Leste, o Rotary Club de Niterói Icaraí recebeu o Diploma de Admissão ao Rotary International pelas mãos do Governador Conti.
Desde então o clube vem realizando seu trabalho junto à comunidade e no Distrito 4751, no intuito de ser mais um Rotary Club perseguindo o Ideal de Servir.
Principais projetos e ações
- Orfanato Santo Antônio, Casa da Criança e Dispensário Santa Luiza de Marillac
- Show beneficente realizado na Concha Acústica, com arrecadação de mais de 36 toneladas de alimentos
- Projeto de Orientação Profissional
- Aquisição de uma Kombi para a Creche Lar de Humaitá e de equipamentos para os cursos profissionalizantes do Orfanato Santo Antônio
- Participação no programa de Intercâmbio Internacional de Jovens
- Cursos de alfabetização para jovens e adultos
- Campanhas em parceria com o Plaza Shopping
- Campanha de coleta de embalagens longa vida, em apoio ao Projeto Arquiteto de Família
- Participação nos Desfiles Cívicos de 7 de Setembro
- Participação semanal no programa radiofônico “Serginho Total”, na Rádio Fluminense AM
- Inauguração do marco rotário do Clube
- Implantação do núcleo de iniciação musical “Música Vital I e II”, em parceria com o Espaço Cultural da Grota
- Participação em eventos como o “Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios” e “Um dia sem carro”
- Homenagem a profissionais
- Campanha “Papai Noel dos Correios”
- Ações e projetos em parceria com a Associação de Moradores de São Lourenço
(Conheça a história do Clube aqui.)
