Os Conselhos dão aos rotarianos a oportunidade de opinarem sobre a forma pela qual a nossa organização é governada.
Conselho de Resolução
O Conselho de Resolução (COR) se reúne on-line anualmente para votar em propostas de resolução, as quais solicitam análise e deliberação do Conselho Diretor sobre assuntos não tratados pelos documentos estatutários da organização. Em princípio, toda proposta de resolução deve dizer respeito ao mundo rotário como um todo, e não a uma questão local ou de teor administrativo.
Representantes de todos os distritos rotários votam em propostas submetidas por clubes, distritos, Conselho Diretor do RI, e conselho geral ou conferência do RIBI[1]. Dependendo do assunto, as resoluções aprovadas são encaminhadas ao Conselho Diretor ou ao Conselho de Curadores da Fundação Rotária.
Todo rotariano pode visualizar as propostas e resultados, mas somente os representantes distritais têm direito a voto.
Encontre respostas às perguntas mais frequentes
Conselho de Legislação
A cada três anos, os rotarianos se reúnem no Conselho de Legislação (COL) para analisar e votar em mudanças propostas às leis que regem o Rotary. Eles consideram emendas, que visam alterar os documentos estatutários do Rotary, e declarações de posicionamento do Conselho Diretor.
Representantes distritais
Cada distrito deve escolher um representante, com mandato de três anos, para as três reuniões do Conselho de Resolução e o Conselho de Legislação.
Propondo emendas e resoluções
Clubes, distritos, o Conselho Diretor do RI e o Conselho Geral ou Conferência do RIBI podem enviar propostas de emenda e resolução aos Conselhos.
Leia mais sobre os conselhos e respectivos procedimentos em: Conselhos.
Notas
[1] Sigla em inglês de: “Rotary in Great Britain and Ireland”