Por meio do programa de subsídios distritais da Fundação Rotária, nosso Clube adquiriu instrumentos musicais, flautas doces e violinos, estantes de música, apostilas e material didático para formar um núcleo de iniciação musical para alunos do Colégio Guilherme Briggs, oriundos da comunidade localizada no bairro Vital Brazil, em Niterói. As aulas são dadas por um monitor, e o método de ensino é o aplicado no Espaço Cultural da Grota, que se situa em São Francisco. O núcleo integra o programa “Multiplicando Talentos”, do Espaço que possui mais uma série de outros núcleos espalhados pela cidade e em cidades vizinhas.
Objetivos principais do Projeto
Oferecer aos jovens alternativas para o resgate da autoestima através da música, atuando como músicos e/ou professores;
Estimular, através dos exercícios pertinentes à formação de uma orquestra, valores como disciplina, dedicação, compromisso e responsabilidade, próprios da vivência de um trabalho em equipe;
Contribuir para a melhoria no desempenho escolar.
Motivo Gerador do Projeto
Verificam-se na comunidade do Vital Brazil altos índices de criminalidade e de evasão escolar entre crianças e jovens, dificuldades no aprendizado, convívio com bandidos e traficantes resultando numa vida sem perspectivas.
A Orquestra de Cordas da Grota, de Niterói, forma, desde a década de 1980, crianças e adolescentes da comunidade carente da Grota do Surucucu, no bairro da Cachoeira, em músicos com formação universitária e com reconhecimento artístico internacional.
O núcleo de iniciação musical “Música Vital – Multiplicando Talentos”, implementado em 2016 no Colégio Estadual Guilherme Briggs, beneficia jovens moradores da comunidade do Vital Brazil. A metodologia de ensino segue a experiência desenvolvida no Espaço Cultural da Grota e é aplicada por monitores, alunos avançados do projeto da Grota.
Os jovens participantes do Núcleo têm possibilidade de serem músicos ou professores de música, com destaque para o trabalho em equipe.
Para a implementação desse núcleo de iniciação musical foram adquiridos, com recursos da Fundação Rotária do Rotary International, através do programa de subsídios distritais, os instrumentos musicais (flautas doces e violinos), estantes de música, livros de música e material para as aulas (quadro, canetas, livros de classe etc.).
As aulas são ministradas por um monitor formado pelo Espaço Cultural da Grota, que aplica a metodologia de ensino adotada pelos professores da Orquestra de Cordas da Grota.

O Espaço Cultural da Grota (ECG) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, localizado na comunidade da Grota do Surucucu, em São Francisco, Niterói. Desde a década de 1980 são realizadas no Espaço ações voltadas para promoção da cidadania através da cultura, música, arte e educação, desenvolvendo projetos de formação musical, empreendedorismo, educação complementar e de promoção social.
As atividades são desenvolvidas por profissionais, monitores e voluntários, todos envolvidos na prestação de serviços de qualidade e no cumprimento da missão do Espaço. Através dos projetos Mobilizando Talentos, Orquestras, Musicalização na pré-escola, Jovens Empreendedores, Multiplicando Talentos e Formação em Música, são oferecidos às crianças e jovens da comunidade aulas de iniciação musical, aperfeiçoamento dos instrumentos, teoria musical, artes, entre outras.
(Foto e texto acima: site do ECG, acessado em 22/8/2017)
![]()