A grave crise sanitária que afetou todo o planeta neste ano trouxe consequências inimagináveis em todas as atividades humanas e desencadeou forte reflexo na economia. Em nossa cidade Niterói a situação não foi diferente. A fonte de renda principal do município advém do setor terciário, isto é, do comércio, dos serviços e do turismo. Diante deste cenário de perplexidade, o Rotary Niterói Icaraí buscou instituições que atuam no apoio a este setor específico e formou parceria com a Agência Leste Fluminense do Sebrae/RJ, com o Sindilojas e com a CDL-Niterói.
Objetivos principais do Projeto
Oferecer cursos ou palestras de orientação e instrução para profissionais de microempresas, microempreendedores individuais, lojistas e comerciantes, com o objetivo de auxiliá-los a reerguer e fortalecer seus negócios.
Motivo Gerador do Projeto
Foi, sem dúvida, a crise econômica gerada pela pandemia que deu origem à ideia de realizar atividades na área do desenvolvimento econômico, no mês de outubro. Tendo em vista o mês dedicado por Rotary para essa ênfase e a proximidade com o período natalino, de maior movimento no setor, época propícia a um novo impulso na retomada da economia.
Desenvolvimento
Por meio da disseminação de informações e ferramentas específicas para o setor terciário, geradas através de três palestras sobre assuntos atuais, realizadas pela internet, o projeto pretende contribuir para o fortalecimento desse público-alvo específico. Os temas abordados nesse primeiro momento foram: marketing digital, a nova LGPD e acesso ao crédito.
Eventos realizados
- 14/10/2020 – Tema: “Boas razões para investir no Marketing Digital“
- 28/10/2020 – Tema: “Acesso ao crédito para micro e pequenas empresas”
- 11/11/2020 – Tema: “Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais / LGPD: Como se adaptar à lei e evitar ações contra sua empresa”
![]()