“Uma das funções mais importantes dentro da estrutura administrativa de um Rotary Club é aquela exercida pelo Diretor de Protocolo. Trata-se de cargo de extrema relevância, pois toda a organização rotária é extremamente regrada e, mesmo assim, necessita de pequenas considerações e ajustes diante dos casos concretos. Ou seja, apesar do regramento imposto pela legislação do Rotary International, cada cultura insere suas características e peculiaridades que se tornam verdadeiras tradições locais, sem se distanciar da normatização básica. Exemplo claro é nossa efusiva saudação ao Pavilhão Nacional. Toda esta harmonia, que não é tarefa fácil, é fruto da visão organizacional do Diretor de Protocolo e de sua operacionalização antes, durante e depois das reuniões plenárias. As reuniões semanais impõem grande dedicação e empenho, qualidades que o Diretor de Protocolo deve ostentar ao se apresentar como apto ao Conselho Diretor para o desempenho de tão relevante mister.
Existem várias publicações de rotarianos sugerindo e indicando determinados comportamentos e formas de atuação, baseados na praxe e na experiência de cada unidade rotária. No próprio empirismo que a função exige extrai-se muito do que é possível observar nas reuniões e nos protocolos. O reflexo da atuação da Diretoria de Protocolo destaca inclusive a importância de outros trabalhos do Clube, como a da Imagem Pública do Rotary. O Diretor de Protocolo é o responsável para que as reuniões sejam atrativas, interessantes, animadas, divertidas, objetivas e principalmente sem problemas estruturais com local, som, imagem e demais recursos eletrônicos.
Conforme se depreende, a função do Diretor do Protocolo é mais organizacional do que expositiva. Lembre-se que o Diretor do Protocolo não conduz a reunião. Tal função é do Presidente do Clube. Mas, para que o faça sem sobressaltos, surpresas e situações desagradáveis, o Diretor de Protocolo, em seu discreto atuar, faz-se necessário e relevante.”
Francisco de P. Eugênio Jardim de Souza Brasil
Materiais para consulta
(Duração: 13 min)
(Duração: 28 min)
Mais recursos
- Manual do Diretor de Protocolo para Rotary Clubs Brasileiros, Fernando Dias Sobrinho, julho 2017
- Diretor do Protocolo e Normas sobre Reuniões Rotárias, Boaventura Nogueira, agosto 2014
- Normatização para as reuniões do Rotary no Brasil, Alceu Antimo Vezozzo, 2001
- O Diretor do Protocolo, Norton A. Severo Batista, 1994
- Protocolo em Rotary: Guia Prático
- Decreto Nº 70.274, de 9 de Março de 1972
