As primeiras quatro Avenidas de Serviços foram criadas em 1926 pelo rotariano inglês Sydney Pascal (que serviu como presidente do RI em 1931-32) e por Vivian Cartes, secretário do RIBI (sigla de Rotary International in Great Britain & Ireland), na ocasião. Ambos desenvolveram os conceitos dos Serviços Internos (1.), Profissionais (2.), à Comunidade (3.) e Internacionais (4.) em uma manhã de domingo, durante uma caminhada nos arredores de Surrey, na Inglaterra.
Cada avenida era responsável pelo desenvolvimento da meta que lhe diz respeito, e o objetivo se resume em estimular o ideal de servir, promovendo e apoiando:
- a SOCIABLILIDAE – dignidade da pessoa humana, criadora do espírito de cooperação, que impulsiona o trabalho nos diversos campos de ação;
- a SINCERIDADE – consciência da profissão, que assegura elevadas normas de ética nas relações profissionais;
- a SOLIDARIEDADE – amor ao próximo, indispensável à prestação de serviços em prol do bem público; e
- a FRATERNIDADE – compreensão e paz mundial, base da aproximação internacional. [1]
Em 2010, foi criada a quinta, a Avenida de Serviços à Juventude:
5. a CONTINUIDADE – atenção às novas gerações, como compromisso com o futuro.[2]
Avenida de Serviços Internos
Inspiradora da cooperação que impulsiona o trabalho nos diversos campos de atividades internas do clube, engloba os passos a serem adotados pelos rotarianos para um excelente funcionamento do clube, como o desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir. Podemos elencar mais outras atividades que estão no escopo dessa Avenida, como:
- assistir às reuniões;
- participar ativamente dos programas;
- servir nas comissões;
- pagar pontualmente as mensalidades;
- representar o seu Rotary Club em atividades externas;
- informar os não-rotarianos sobre o objetivo de Rotary;
- fazer palestras em outros Rotary Clubs;
- tomar parte nas reuniões interclubes, fóruns, institutos, assembleias e conferências, e, se possível, nas convenções internacionais.
Avenida de Serviços Profissionais
Motivadora do princípio que estabelece o reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas da ética profissional, constitui a segunda avenida e é o veículo pelo qual o Rotary promove e apoia a aplicação e adesão aos mais altos padrões de ética, tanto na lealdade entre empregadores e empregados, quanto no tratamento justo para com os concorrentes, o público e todos aqueles com os quais se tem relações profissionais ou de negócios.
Os Serviços Profissionais significam, ainda, a obrigação de cada detentor de uma classificação no Rotary de divulgar esses princípios em todos os seus relacionamentos de negócio e de profissão com os não-rotarianos, como também de compartilhar com os seus companheiros rotarianos os ideais do seu próprio trabalho ou profissão.
Cabem ainda aos Serviços Profissionais atividades, como:
- orientação vocacional,
- informações sobre as profissões,
- assistência a jovens na escolha de uma profissão,
- apoio profissional,
- conscientização profissional,
- reconhecimento profissional.
(Leia mais sobre os Serviços Profissionais.)
Avenida de Serviços à Comunidade
Conduz o rotariano à prestação de serviços em benefício do bem-estar social, incentivando a melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada cidadão na sua vida pública ou particular. Significa, então, tudo aquilo que o rotariano faz, individualmente ou em conjunto, para ajudar outras pessoas, como:
- interessar-se pessoalmente pela comunidade e pelas pessoas que nela residem;
- estudar os problemas e as necessidades da comunidade e procurar resolvê-los;
- interessar-se pelos menores e pelos jovens, ajudando-os com o seu bom exemplo na vida em família e na sociedade.
Os Serviços à Comunidade incluem, também, atividades que almejem:
- desenvolvimento humano,
- desenvolvimento comunitário,
- proteção do meio ambiente.
Avenida de Serviços Internacionais
É a quarta avenida dos serviços rotários, via de aproximação dos profissionais de todo o mundo que começa e termina onde estamos. Os Serviços Internacionais referem-se a tudo aquilo que o rotariano pode fazer para promover e consolidar
- a compreensão,
- a boa-vontade e
- a paz internacionais,
por meio do seu interesse na cultura, nos costumes, nas realizações, aspirações e nos problemas de outros povos.
Na prática, tais objetivos podem ser alcançados, por meio de
- viagens ao exterior,
- leitura e correspondência e
- colaboração em todas as atividades do clube que possam ser úteis aos povos de outros países, como projetos que objetivem suprir carências humanitárias.
Avenida de Serviços à Juventude
Tem como foco os jovens e sua atuação através dos programas e projetos denominados “juvenis” (considera-se faixa etária até 30 anos), incluindo Interact, Intercâmbio de Jovens e RYLA, e reconhece as mudanças positivas implementadas pelos jovens e por jovens adultos envolvidos em atividades que visem a:
- desenvolvimento de liderança,
- comunidade e
- projetos internacionais, além de
- programas de intercâmbio que enriquecem e promovem a paz mundial e a compreensão cultural.[3]
Os programas pró-juventude do Rotary capacitam a próxima geração por meio de liderança, troca de ideias e aprimoramento de habilidades, mostrando-lhes o valor local e global da atuação dos rotarianos.
No ano rotário de 2004-05, o conselho diretor do Rotary International tomou decisões importantes, dentre as quais a recomendação da implantação do Plano de Liderança de Clubes – PLC, que trouxe, em seu bojo, a redefinição do papel das avenidas de serviços. As avenidas passaram a ter um caráter precipuamente normativo, filosófico e, fundamentalmente, de planejamento e assessoramento ao presidente ao conselho diretor do clube[4], transferindo suas funções executivas para as novas comissões permanentes.
Referências:
[1] Rotary Club RJ Ilha do Governador 
[3] Programa de Intercâmbio de Jovens, Distrito 4420 
[4] MONTEIRO, Roberto Carlos. “Plano de Liderança Distrital, Plano Estratégico e Plano de Liderança de Clubes: preparação para um novo século de realizações rotárias”, p. 28.
Mais recursos:
- Serviços Internos:
- Serviços Profissionais:
Introdução aos Serviços Profissionais (pdf)
Serviços profissionais em sua comunidade (pdf) - Serviços à Comunidade:
Comunidades em Ação: Guia para Desenvolvimento de Projetos (pdf)
Ferramentas para identificar as necessidades da comunidade (pdf) - Serviços Internacionais:
- Serviços à Juventude:
Rotaract
Interact
RYLA
Intercâmbio de Jovens do Rotary